Bibliografia

Abreviaturas utilizadas:
CQFL – Chunqiu Fanlu (Gemas Preciosas das Primaveras e Outonos, de Dong Zhongshu)
DDJ – Daodejing (Tratado do caminho e da Virtude, de Laozi)
DX – Daxue (O Grande Estudo, de Confúcio)
EN – Ética a Nicômaco.
HFZ – Hanfeizi (Livro de Hanfeizi)
HGZ – Heguanzi (O Sábio Heguan)
HNZ – Huainanzi (O Sábio Huainan, de Liuan)
JCP – Journal of Chinese Philosophy
JTS – Jiu Tangshu (Anais da Dinastia Tang)
LJ – Liji (Manual dos Rituais)
LY – Lunyu (Diálogos, de Confúcio)
LZ – Liezi (Livro de Liezi, também chamado Tratado do Vazio Perfeito)
MO – Mozi (Livro de Mozi)
MZ – Mengzi shu (Livro de Mêncio)
PHEW – Revista Philosophy East and West
SBI – Sábio não tem idéia de F. Jullien
XJ – Xiao jing (Tratado da Piedade Filial, atribuído a Confúcio)
XZ – Xunzi shu (Livro de Xunzi)
YJXC – Yijing Xici (Comentários sobre o Tratado das Mutações)
ZXYWH – Zhexue Yu Wenhua (Revista Chinesa Universo da Filosofia)
ZY – Zhong Yong (O Justo Meio, de Confúcio e Zisi)
ZYZJ – Zhong Yong Zhangju (Comentário sobre o Justo Meio de Zhuxi)
ZZ – Zhuangzi (Livro de Zhuangzi)

Títulos:
a) Fontes Primárias (ordenadas pelo Sobrenome do Tradutor)
Ames, R. Focusing the familiar: a translation and philosophical interpretation of the Zhong Yong. California: Suny University Press, 2002.
Arroyo, J. P. Los Cuatro Libros. Madrid: Paidos, 2002.
Bergua, J. Los libros canonicos chinos. Madrid: Bergua, 1957.
Bornheim, G. Ética a Nicômaco. Col. Pensadores – São Paulo: Abril, 1973.
Chan, W.T. Sourcebook in Chinese Philosophy. Princeton: PUP, 1963
Cheng, A. Diálogos de Confúcio. São Paulo: Ibrasa, 1997.
Couvrer, S. Les quatre livres. Paris: Cathasia, 1949.
Guerra, J. Quadrivolume de Confúcio. Macau: Jesuítas de Macau, 1980
Irwin, T. Nicomachean Ethics. Indiana: Hackett, 1999.
Jullien, F. Zhong Yong – La regulation à usage ordinaire. Paris: Imprimerie Nationale, 1998
Legge, J. The Chinese Classics. Hong Kong: Hong Kong University Press, 1960.
Leys, S. Diálogos, de Confúcio. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Pauthier, M. G. Doctrine de Confucius ou les quatre livres. Paris, 1873
Rackham, H. Nicomachean Ethics. London, 1934 / Gutenberg Project, 1999.
Raposo, I. Filosofia de Confúcio. Rio de Janeiro: Cia. Editorial do Brasil, 1938.
Ross, W. D. Nicomachean Ethics. London: Clarendon, 1908.
Sproviero, M. Daodejing de Laozi. São Paulo: Hedra, 2002
Tu, W. M. Centrality and Commonality: a essay of Chung Yung. Hawai: Hawai University Press, 1976.
Watson, B. Escritos Básicos de Chuang tzu. Cultrix: São Paulo, 1990.
Watson, B. Hsün Tzu: Basic Writings. New York: Columbia University Press, 1963.
Wilhelm, R. I Ching. São Paulo: Pensamento, 1988.
Wilhelm, R. Tao te King. São Paulo: Pensamento, 1988.
Yutang, L. Sabedoria da Índia e da China. Rio de janeiro: Pongetti, 1957.
Zhuxi. Sishu Zhangju. Beijing: Gutenberg, 2000.
b) Fontes secundárias:
Allan, S. The shape of the turtle: myth, art and cosmos in early China. California: Suny press, 1991.
Ames, R. & Hall, D. Anticipating China: thinking through the narratives of Chinese and western cultures. California: Suny press, 2002.
Ames, R. & Hall, D. Thinking from the Han: self, truth and transcendence in Chinese and western culture. California: Suny press, 2002b.
Ames, R. & Hall, D. Thinking trough Confucius. California: Suny press, 2002c.
Annan, J. “Aristotle on pleasure and goodness” in Rorty, A. (org.) Essays on Aristotle’s Ethics. California: California University Press, 1980.
Arora, U. P. Graeco-India: India’s cultural contacts with the Greek world. New Delhi: South Asia Books, 1992.
Aubenque, P. A Prudência em Aristóteles. São Paulo: Discursus, 2003 (original, 1963).
Bastit, M. “Sagacité et Sagesse” in Aubry, G. & Dherbey, G. (orgs) L’excellence de la vie sur “L’Ethique a Nicomaque” et L”Ethique a Eudeme” d’Aristote. Paris: Vrin, 2002.
Berti, E. Aristóteles no Século XX. Rio de Janeiro: Loyola, 2003.
Berti, E. As razões de Aristóteles. Rio de Janeiro: Loyola, 2003.
Bertrong, J. Transformations of the Confucian way. Boulder: Westview, 1998.
Bloom, I. “Mencian arguments on human nature”. PHEW, 44:1, 1994.
Bodeus, R. “Virtude acabada, vício acabado”. In Analytica. Vol. 8, n.2. Rio de janeiro: UFRJ, 2004
Boothroyd, N. & Détrie, M. Le voyage en Chine. Paris: Bouquins 1992.
Boto, C. “A ética em Aristóteles e a Educação”. In Videtur, n.16. São Paulo: Mandruvá, 2002.
Boutroux, E. Aristóteles. São Paulo: Record, 2003.
Bueno, A. Roma, China e o Sistema Mundial entre os séculos I-III d.C. Dissertação de Mestrado em História, Niterói: UFF, 2002.
Campbell, J. As Máscaras de Deus. São Paulo: Palas, 1999
Canto-Sperber, M. “Aristote modernisé” in Aubry, G. & Dherbey, G. (orgs) L’excellence de la vie sur “L’Ethique a Nicomaque” et L”Ethique a Eudeme” d’Aristote. Paris: Vrin, 2002.
Cauquelin, A. Aristóteles. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
Chan, W. T. & De Bary, W. Sources of Chinese tradition. Columbia: Columbia University Press, 1960.
Chan, W. T. “Chinese theory and practice”. PHEW, s/n, 1962.
Chan, W. T. “Exploring the Confucian tradition”. PHEW, 38:3, 1988.
Chan, W. T. “História da Filosofia Chinesa”. In Moore, C. (org.) Filosofia: Oriente, Ocidente. São Paulo: USP-Cultrix, 1978.
Chan, W. T. “O Espírito da Filosofia Oriental”. In Moore, C. (org.) Filosofia: Oriente, Ocidente. São Paulo: USP-Cultrix, 1978.
Chan, W. T. A Sourcebook of Chinese philosophy. Princeton: Princeton University Press, 1963.
Chang, T.S. “A Teoria do Conhecimento de um Filósofo Chinês” in Campos, H.(org.) Ideograma. São Paulo: Cultrix, 1977.
Chang, Y. “On the Relationship between Happiness and Virtue in Nicomachean Ethics” in Zhexue yu Wenhua (Universitas), 351: Taiwan, 2001.
Cheng, A. Etudes sur le confucianisme Han. Paris: Institute de Hautes Etudes Chinoises, 1985 v.26.
Cheng, A. Historia del pensamiento chino. Madrid: Bellaterra, 2003.
Ching, J. “O Senso religioso dos chineses” in Boff, L. (org.) China e o Cristianismo. Petrópolis: Vozes, 1978.
Chung, Y. “On comparative origins of classical Chinese ethics and Greek ethics”. JCP, 29:3, 2002.
Cua, A. “The ethical and the religious dimensions of Li (rites)”. Review of Metaphysics, 55:3, New York, 2002.
Cua, A. S. “Problems of Chinese moral philosophy”. JCP, 27:3, 2000.
Dawson, R. El camaleón chino. Madrid: Alianza, 1970.
Dawson, R. The Legacy of China. Oxford: Oxford University Press, 1964.
Deleuze, G. & Guattari, F. Qu’est-ce que est la philosphie? Paris: Minuit, 1991 (tradução: O que á a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2001).
Derrida, J. Margins of Philosophy. Chicago: Chicago University Press, 1982 (trad. Margens da Filosofia. São Paulo: Papirus, 1991).
Dherbey, G. “Éthique et effectivité chez Aristote” in Aubry, G. & Dherbey, G. (orgs) L’excellence de la vie sur “L’Ethique a Nicomaque” et L”Ethique a Eudeme” d’Aristote. Paris: Vrin, 2002.
Eliade, M. & Couliano, I. Dicionário das Religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Elorduy, C. El humanismo Politico Oriental. Madrid: Edica-BAC, 1976
Etiemble. Confucius. Paris: Folio, 1986.
Eyssalet, J. Shen ou o Instante Criador. São Paulo: Gryphus, 2003.
Faria, M. C. B. Aristóteles: A plenitude como horizonte do ser. São Paulo: Moderna, 1998.
Feng, T. (org.) La inteligencia a los ojos de los pensadores chinos. Shanghai: Ediciones extranjeras, 1986.
Gernet, J. L’intelligence de la Chine. Paris: Gallimard, 1994.
Gernet, J. O Mundo Chinês. Lisboa: Cosmos, 1979.
Gernet, J. Primeras reacciones chinas al cristianismo. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
Gong, Q. “On the Aristotle's Theory of the Relation of Virtue and Society” in Zhexue yu Wenhua (Universitas), 351: Taiwan, 2001.
Graham, A. C. Later mohist; logic, science and ethics. Columbia: Columbia University Press, 1987.
Granet, M. A Civilização Chinesa. Rio de Janeiro: Ferni, 1979.
Granet, M. O Pensamento Chinês. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
Hall, D. Getting it right on saving Confucius from the Confucians”. PHEW, 34:1, 1984.
Hansen, C. A Daoist theory of Chinese thought. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Hansen, C. Language and Logic in Ancient China. Michigan: Michigan University Press, 1983.
Hanus, P. “Apollonios de Tyane et la tradition du Theios aner” in Dialogues de Histoire Ancienne. 24:1 Paris: Presses Universites Franc-Comtoises, 1988.
Hegel, G. W. Introduction to the lectures on the History of Philosophy. Oxford: Clarendon, 1985.
Hegel, G. W. Lectures on the History of Philosophy. New Jersey: Humanities, 1955. (trad. Col. Os pensadores. São Paulo: Abril, 1980).
Heidegger, M. O que é isto – a Filosofia? São Paulo: Acrópolis, 2001.
Henderson, J. The development and decline of Chinese Cosmology. Columbia: Columbia University Press, 1983.
Hobbus, J. Sobre a Mediedade em Aristóteles: generalização e circunstância. Florianópolis: Ethic@, V.3, N.1, 2004.
Hocking, W. “O Valor do estudo comparado da Filosofia”. In Moore, C. (org.) Filosofia: Oriente, Ocidente. São Paulo: USP-Cultrix, 1978.
Hsei, Y. S. “Confucius and act-centered morality”. JCP, 27:3, 2000.
Hu, S. “The scientific spirit and method in Chinese philosophy” in Moore, C. (org.) Philosophy and Culture. Hawai: Hawai University Press, 1962.
Hu, S. The Development of the logical method in Ancient China. Shangai: Oriental Books, 1939.
Hutton, E. “Moral reasoning in Aristotle and Xunzi”. JCP, 29:3, 2002.
Hwang, A. “Moral Motivation: a perspective of virtue Ethics” in Zhexue yu Wenhua (Universitas), 351: Taiwan, 2001.
Irwin, T. “Aristóteles e seus intérpretes sobre Kalon e Honestum”. In Analytica. Vol. 8, n.2. Rio de janeiro: UFRJ, 2004
Irwin, T. “Reason and responsibility in Aristotle” in Rorty, A. (org.) Essays on Aristotle’s Ethics. California: California University Press, 1980.
Ivanhoe, P. “Ethics in the Confucian tradition”. PHEW, 44:3, 1994.
Ivanhoe, P. Confucian Moral self cultivation. New York: Lang, 1993.
Jarocka, M. As relações entre Índia e o Ocidente antes e depois de Alexandre. São Paulo: SBEC, 1991.
Jingpan, R. Confucius as a teacher. Beijing: Foreign Language Press, 1990.
Jiyuan, Y. “The Aristotelian Mean and the Confucian Mean”. JCP, 29:3, 2002.
Jiyuan, Y. “The moral self and the perfect self in Aristotle and Mencius”. JCP, 28:3, 2001.
Jiyuan, Y. “Toward a Chinese-Greek comparative ethics”. JCP, 29:3, 2002b.
Jiyuan, Y. “Virtue: Confucius and Aristotle”. PHEW, 48:2, 1998.
Jopert, R. O Alicerce Cultural da China. Rio de Janeiro: Avenir, 1979.
Jullien, F. “Entrevista com F. Jullien” in Cadernos de Filosofia Contemporânea, v.1 Rio de Janeiro: UERJ, 1999. p.103-104.
Jullien, F. Figuras da Imanência. São Paulo: Editora 34, 1998b.
Jullien, F. “Da Grécia a China, ida e volta.” in Ethica. Vol. 9, n.1-2. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 2002 (2004).
Jullien, F. “Sagesse ou Philosophie?” in La Philosophie et l’etique. V.11 de Universite de tous les saviors. Paris: Odile Jacob, 2002.
Jullien, F. Fundar a Moral. São Paulo: Discurso editorial, 1998d.
Jullien, F. La Propensión de las cosas. Barcelona: Antrophos, 2000b.
Jullien, F. Le détour et l’accès. Paris: Grasset, 1995.
Jullien, F. O Sábio não tem idéia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Jullien, F. Tratado da Eficácia. São Paulo: Editora 34, 1998c.
Kaltenmark, M. La Filosofia China. Madrid: Morata, 1982.
Kao, J. A filosofia social e política de Confúcio. S/e: Rio de Janeiro, 1972.
Kwang, L.S. “Jen and Li in the Analects”. PHEW, 43:3, 1993.
Lai, K. “Confucianism Moral thinking”. PHEW, 45:2, 1995.
Larré, C. “O sentido de transcendência no pensamento chinês” in Boff, L. (org.) China e o Cristianismo. Petrópolis: Vozes, 1978.
Liu, J.S. “An exploration of the mode of thinking of ancient China” PHEW, 35:4, 1985.
Lloyd, G. The ambitions of curiosity: understanding the world in ancient Greece and China. California: Suny Press, 2001.
MacEvilley, T. The shape of ancient thought: comparatives studies in Greek and Indian philosophers. London: Allworth, 2002.
Macintyre, A. Depois da Virtude. Bauru: EDUSC, 2003.
Moore, C. “Filosofias de vida em comparação”. In Moore, C. (org.) Filosofia: Oriente, Ocidente. São Paulo: USP-Cultrix, 1978.
Morton, W. S. China – História e Cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
Mungello, D. Leibnitz and Confucianism: the search for accord. Hawai: Hawai University press, 1977.
Muzellec, M.H.G. Aristote et la juste mesure. Paris: Puf, 1998.
Natali, C. “Por que Aristóteles escreveu o livro III da EN?” In Analytica. Vol. 8, n.2. Rio de janeiro: UFRJ, 2004
Needham, J. La Gran Titulación. Madrid: Alianza, 1977.
Ning, C. “Te etymology of Sheng (sage) and its Confucian conception in early China”. JCP, 27:4, 2000.
Ning, C. “The concept of the fate in Mencius”. PHEW, 47:4, 1997.
Northrop, F. “As ênfases complementares da filosofia intuitiva oriental e da filosofia científica ocidental”. In Moore, C. (org.) Filosofia: Oriente, Ocidente. São Paulo: USP-Cultrix, 1978.
Nylan, M. “Han classicists writing in dialogue about their own tradition”. PHEW, 47:2, 1997.
Pan, H. “A Comparison of Chinese and Western Thoughts of “Prudence” : Based on the Pre-qin Confucianism of Confucius, Mencius, and Xun-zi and the Philosophy of Thomas Aquinas” in Zhexue yu Wenhua (Universitas), 351: Taiwan, 2001.
Pan, H. “The Thought of “Prudence” in Xun-zi” in Zhexue yu Wenhua (Universitas), 351: Taiwan, 2001.
Panikkar, R. “É A noção dos direitos humanos um conceito ocidental?” in Diógenes. Brasília: UNB, 1983 v.5.
Panikkar, R. Religión, Filosofía y Cultura. Madrid: Revista de Ciencias de las Religiones, 1, 1996.
Philliphe, M. D. Introdução a Filosofia de Aristóteles. São Paulo: Paulus, 2003.
Qian, F. Z. “The idea of human dignity in classical Chinese philosophy”. JCP, 27:3, 2000.
Qinjie, J. “The golden rule and interpersonal care - from a confucian perspective”. PHEW, 49:4, 1999.
Queen, S. From Chronicle to Canon. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
Raphals, L. “Gender and virtue in Greece and China”. JCP, 29:3, 2002.
Reading, J. P. “Greek and Chinese categories: a reexamination of the problem of linguistic relativism”. PHEW, 36:4, 1986.
Realle, G. História da filosofia, 3vs. São Paulo: Paulus, 1991.
Rowe, C. “O estilo de Aristóteles na Ethica Nicomachea”. In Analytica. Vol. 8, n.2. Rio de janeiro: UFRJ, 2004
Ryan, J. “Conservantism and Coherentism in Aristotle, Confucius and Mencius”. JCP, 28:3, 2001.
Said, E. Orientalismo. São Paulo: Companhia das letras, 1996.
Santos, B. S. Ética e Felicidade em Platão e Aristóteles. Cadernos de Atas da ANPOF, N.1, 2001
Schwartz, B. The world of thought in ancient China. Harvard: Harvard University Press, 1985.
Semprini, A. O Multiculturalismo. Bauru: EDUSC, 1999.
Shankmam, S. Early China, ancient Greece: thinking through comparisons. California: Suny Press, 2002.
Shankmam, S. The siren and the sage: knowledge and wisdom in ancient Greece and China. New York: Cassel, 2000.
Shaw, Y. M. “A cultura chinesa na visão do Ocidente” in Boff, L. (org.) China e o Cristianismo. Petrópolis: Vozes, 1978.
Silva, C. H. Virtudes e Vícios em Aristóteles e Tomás de Aquino: Oposição e Prudência. Campinas: IV Colóquio CPA/ UNICAMP, 1998.
Sim, M. "Aristotle in the Reconstruction of Confucian Ethics" in International Philosophical Quarterly , Vol. XLI, no. 4, 2001.
Sim, M. "Harmony and the Mean in the Nicomachean Ethics and the Zhongyong", Dao: A Journal of Comparative Philosophy, Vol. 3, no. 2, 2004.
Sim, M. "The Moral Self in Confucius and Aristotle" in International Philosophical Quarterly, Vol. 43, no. 4, 2003.
Smith, H. Confucius. London: Paladine, 1973.
Sorabji, R. “Aristotle on the role of intellectual in virtue” in Rorty, A. (org.) Essays on Aristotle’s Ethics. California: California University Press, 1980.
Sypniewski, B. P. “Notes comparing Aristotelian reasoning with that of the early Confucian school”. JCP, 28:3, 2001.
Tang, C. “The development of ideas of spiritual value in Chinese pilosopy” in Moore, C. (org.) Philosophy and Culture. Hawai: Hawai University Press, 1962.
Taylor, R. “The religious character of the Confucian tradition”. PHEW, 48:1, 1998.
Thompson, K. “Li and Yi as immanent: Chu Hsi’s tought in pratical perspective”. PHEW, 38:4, 1988.
Tu, W. M. (org.) The Confucian world observed. Hawai: hawai University Press, 1992.
Tu, W. M. “Jen and living metaphor in the confucian Analects”. PHEW, 31:1, 1981.
Tu, W. M. “Pain and suffering in Confucian self-cultivation”. San Francisco: Meeting of the Association of Asian Studies, 1983.
Tu, W. M. Centrality and Commonality; a essay of Chung Yung. Hawai: Hawai University Press, 1976.
Tucker, M. “Religious dimensions of Confucianism: cosmology and cultivation”. PHEW, 48:1, 1998.
Urmson, J. “Aristotle’s doctrine of the mean” in Rorty, A. (org.) Essays on Aristotle’s Ethics. California: California University Press, 1980.
Vandermeersch, L. Wang Dao ou la voie royale. Paris: EFEO, 1977 –1980, 2 vols.
Vergnieres, S. Ética e política em Aristóteles. São Paulo: Paulus, 2003.
Wang, T. “La Chine en Voltaire”. Chinese Culture, 1:2 New York: Chinese Cultural Research Institute, 1957.
Wang, W. Y. “Confucian ethics and virtue ethics”. JCP, 28:3, 2001.
Watson, W. A China Antiga. Lisboa: Verbo, 1969.
Wieger, L. Chinese Characters. New York: Paragon, 1969.
Wilder, G. & Ingram, J. Analysis of chinese characters. New York: Dover, 1974.
Wilhelm, R. Confucius and the Confucianism. New York: Harcourt, 1931.
Wu, X. M. “Philosophy, Philosopia and Zhe-Xue”. PHEW, 48:3, 1998.
Xavier, R. Milinda Panha. Rio de Janeiro: Livros do Mundo Inteiro, 1978.
Xun, W. C. “A hermeneutical reading of Confucianism”. JCP, 21:1, 2000.
Yulan, F. History of Chinese Philosophy. Beijing: Vatter, 1937.
Zang, Q. C. “In the quest of harmony: Plato and Confucius poetry”. PHEW, 49:3, 1999.
Zhang, D. Key concepts in Chinese philosophy. Yale: Yale University press, 2002.
Zingano, M. Platão e Aristóteles: O fascínio da Filosofia. São Paulo: Odysseus, 2004.