Glossário - Textos

Chunqiu Fanlu, de Dong Zhongshu: Gemas Preciosas das Primaveras e Outonos, de Dong Zhongshu autor de orientação confucionista do 2o século a.C. que defendia a correlação entre o ciclo cosmológico e a formulação das éticas humanas.

Daodejing, de Laozi: Tratado da Virtude e do Caminho de Laozi (séc. VI a.C.), primeiro dos clássicos que fundamentaram a Escola do Caminho (Daojia), defensora da idéia de que o dao (a via, o caminho) era praticamente uma via exotérica (porém endógena a todos os seres).

Daxue, de Confúcio: O Grande Estudo, manual introdutório aos estudos Confucionistas. Consistia num dos capítulos do Livro dos Rituais, o Liji.

Hanfeizi:Livro do pensador de mesmo nome, Hanfei, do século III a.C. Um dos principais adversários do confucionismo, seu texto é uma das bases da Escola das Leis (Fajia). Hanfei foi aluno de Xunzi e pode ter tido um razoável contato com o daoísmo de Lubuwei.

Heguanzi: Texto pouco conhecido do século III a.C. que traz algumas discussões sobre os problemas cosmológicos do pensar chinês, um dos temas que viriam a ser dominantes durante o período Han.

Huainanzi, de Liuan: Livro de orientação daoísta produzido durante o período da primeira dinastia Han (séc III a.C. – I a.C.), que aborda diversos tipos de assuntos diferentes, desde cosmologia a estratégia e problemas de discurso.

Liezi: Texto supostamente escrito pelo mestre de Zhuangzi, Liezi (séc. V – IV a.C.?), que trata de diversos temas recorrentes a questão da moral e da conduta humana e sua relação com o problema da via (dao).

Liji: Manual dos Rituais, um dos clássicos resgatados por Confúcio de datação imprecisa.

Lunyu: Conversações, Diálogos ou ainda Analectos, trata-se da coletânea dos principais discursos e máximas do mestre Confúcio, recolhidas pelos seus discípulos diretos. Texto fundamental da Escola dos Letrados, é tido como a base para decodificação de todo o saber contido nos clássicos e um manual para a conduta humana.

Lushi Chunqiu, de Lubuwei: Lubuwei foi um autor de orientação daoísta que, curiosamente, obteve um grande sucesso na condução dos negócios do Estado de Qin, durante o período de unificação da China no século III a.C. Seu livro consiste num comentário ao livro das Primaveras e Outonos (Chunqiu) apresentado discussões sobre problemas de cosmologia, moral e política.

Mengzi: Principal pensador da Escola dos Letrados após Confúcio, Mêncio (séc. IV a.C.) desenvolveu as questões relativas a moral, a natureza humana e a política dentro da linha de estudo dos letrados privilegiando uma concepção de bem inato aos seres. Tornou-se um dos quatro livros fundamentais do Confucionismo (Sishu).

Mozi: Um dos principais adversários da Escola dos Letrados, Mozi acreditava numa humanidade universalista e fraternal, defendendo a idéia de que a cultura tradicional preservava antigas estruturas sociais que legitimavam a desigualdade. O texto é composto por uma coletânea de capítulos coligidos por seus discípulos que incluem tópicos como teoria da Lógica, Ética, Amor e Arte da Guerra.

Sishuzhangju, de Zhuxi: Comentários (Zhangju) dos quatro livros da Escola dos Letrados (Lunyu, Daxue, Zhongyong e Mengzi) realizados pelo grande mestre do Neoconfucionismo, Zhuxi (1130-1200). Seriam considerados, posteriormente, os adendos oficiais destes textos, por explicitar os pontos fundamentais da doutrina.

Shujing: Um dos clássicos antigos resgatados por Confúcio, o Tratado dos Livros consiste numa série de discursos, relatos históricos e pequenos tratados que se remetem aos tempos da fundação mítica da China. Datação imprecisa. Sua recomposição foi feita durante o período Han.

Xioajing: Tratado da Piedade Filial, redigido provavelmente durante o período Han, que trata sobre o problema da Piedade filial e das Relações Familiares.

Xunzi: Seguidor da Escola dos letrados e defensor da idéia de maldade inata ao seres. Adversário da linha de Mêncio, o trabalho de Xunzi foi valorizado por grande capacidade crítica em discutir os problemas da moral, da política e da educação, centrando-se, principalmente, no problema do ritual (li). Seu texto, porém, seria suplantado pelo trabalho da linha menciana, e sua principal influência acabou por aparecer na escola legista, através de um de seus alunos, Hanfeizi.

Yijing: O Tratado das Mutações pode ser considerado o primeiro livro autêntico de ciência chinesa antiga, por sua tentativa em apresentar uma interpretação lógica dos ciclos naturais e dos processos de transformação dos cosmos. Dentre os clássicos resgatados por Confúcio, era tido provavelmente como o mais profundo e importante, sendo extensamente comentado pelo mestre. Sua datação, tal como a dos outros, é imprecisa.

Zhong Yong, de Confúcio e Zisi: O Justo Meio também já foi traduzido como O Meio ideal, Harmonia Central, etc. Integrava uma parte do Manual dos Rituais e era considerado o principal texto sobre a busca do caminho dentro do confucionismo, apresentado as fórmulas éticas e morais necessárias à prática do mesmo.

Zhuangzi: Um dos principais autores da escola daoísta, Zhuangzi (séc. IV a.C. – III a.C.?) foi o grande continuador de Laozi, tendo porém produzido um texto bem menos hermético do que o do Daodejing. Utilizando-se do discurso, da parábola e da analogia, Zhuang criou uma forma bem mais acessível de compreender o problema do dao, embora seu pensamento tenha desenvolvido vários conceitos desta escola de forma profunda.